sábado, 25 de abril de 2009

Introdução ao Livro de Juízes


CUNDALL, Artur E. Juízes, Introdução e Comentário – Série Cultura Bíblica. São Paulo – SP Ed. Vida Nova. 1986.


Infelizmente foi muito difícil encontrar algo sobre a biografia de Artur E. Cundall. Fiz várias pesquisas na Internet nos sites como Google, Wikipédia, que são os mais utilizados para esse tipo de pesquisa mas sem nenhum sucesso. Procurei na biblioteca, e a única informação encontrada foi “Professor de Velho Testamento – The London Bible college.


Segundo o autor Artur Cundall, o livro de Juízes teve sua má interpretação para o português dando assim um sentido de que os personagens narrados fossem realmente juízes, ou árbitros de suas épocas. O sentido correto é que os personagens centrais do livro desenvolviam o papel de “libertadores” do povo contra seus inimigos.


Cundall ainda diz que o livro de Juízes deriva seu nome para descrever as atividades de seus lideres, estes possuíam grande poder de liderança, sendo o Espírito de Deus agindo através da vida deles. Na verdade não consegui encontrar nenhuma derivação do mesmo.


O livro de Juízes seria uma série de histórias que ao longo dos anos foram juntadas e editadas, formando assim um só livro. Mesmo processo que aconteceu com a Bíblia Sagrada. Cundall diz que as histórias narradas provavelmente eram histórias orais, tempos depois foi passado à forma escrita. Essa na verdade é uma das outras diversas possibilidades de o livro ter sido escrito.


Cundall Diz que este período de Juízes foi de suma importância para a nação de Israel, por ter sido um período de transição. Israel acabara de entrar na Terra Prometida, mas com um ambiente totalmente pagão. Israel estava sem identidade Espiritual. Estes “libertadores” foram sem dúvida usados pelo Senhor para libertar o povo e traze-los de volta para seu Deus.


O Livro traz relatos surpreendentes, mostrando o grande poder de Deus, usando pessoas comuns, mas com coragem, assim desempenhando feitos maravilhosos. Por mais que os personagens levantados por Deus fizeram grandes feitos, todavia o Livro nos mostra que eles eram imperfeitos, erravam e feio! Com isso o livro nos mostra que somente Deus é perfeito e infalível, e o homem um ser falível. Podemos pensar como é possível Deus usar um homem como Sansão. Cundall faz questionamentos a respeito se Sansão. Diz que ainda há dificuldade de entender como Sansão pôde ter sido um instrumento de Deus mesmo vivendo em pecado. Ele lembra que foi quando o Espírito de Deus vinha sobre Sansão é que ele realizava seus grandes feitos, o que nos intriga, pois no Novo Testamento esta doutrina se associa com nossa retidão de caráter para com Deus. Cundall foi muito feliz em suas colocações, porque sem duvida este questionamento já passou pelas mentes de muitos cristãos e até não cristãos. Cundall nos dá respostas consideráveis sobre estes questionamentos e diz que todos os personagens tiveram seu valor, assim fazem parte da história de Israel.


Conclusão


A maneira que Cundall escreve o livro é muito rica, tanto para nosso conhecimento e nosso espírito. Cundall não fica só em teorias, mas consegue transmitir para nós os valores históricos e os valores espirituais juntos. Para se estudar este livro é preciso ter fé. O Livro não esta no Cânon por acaso, tem seu propósito e declara de uma forma muito linda e poderosa o poder de Deus.

Um comentário:

  1. parabens pela epístola de Pedro realmente é de muita valia um conteudo de confiança como este.
    Att. Ev. Marcelo Nogueira

    ResponderExcluir