sábado, 25 de abril de 2009

Livro de 2º Pedro

biblia1

Introdução

Foi Pedro realmente o autor de 2 Pedro? Se realmente fora Pedro quem escreveu, onde ele estava? Neste trabalho tentaremos responder a essas perguntas sobre a segunda carta de Pedro, como sua autoria, local, destino entre outras.

Autor

Quando comparamos os livros de 1º Pedro e 2º Pedro, encontramos duas cartas totalmente diferentes. Green relaciona a linguagem e o pensamento que as duas cartas revelam.

“Há uma diferença muito grande de estilo entre essas duas cartas. O grego de 1º Pedro é polido, culto, dignificado; e dos melhores do Novo Testamento. O grego de 2º Pedro é grandioso; é um pouco semelhante a arte barroca, quase rude no seu caráter, pretensioso em sua expansibilidade.”

Carson também concorda com essa afirmação. Para ele o estilo das cartas não se assemelham, e a linguagem é bem diferente.

O livro de 2 Pedro apresenta mais proporção de hapax legomena entre todos os livros do Novo testamento. Alguns consideram Pedro como autor do livro, considerando que Pedro tivesse vários secretários. È certo que pouco sabemos da contribuição dos secretários na escrita da carta, porem, se Pedro escreveu apenas uma das cartas, a outra provavelmente ele obteve ajuda de algum secretario.

Estudiosos conservadores ainda sustentam a hipótese de Pedro ser o autor, mas existem estudiosos que são contra a autoria petrina. Para muitos a vida de Pedro encerrou-se cedo demais para referir-se aos primeiros lideres da igreja como “os pais”. Mas isso não é decisivo.

Para Carson e Green o autor é realmente Pedro, pelo fato de o mesmo escrever identificando-se como “Simeão Pedro, servo de Jesus Cristo”.

Destinatários

O destino da carta é parecida com o local e data, não há muito o que desvendar. Carson escreve:

Caso 3.1 seja uma referencia a 1 Pedro, então esta carta é dirigida as mesmas pessoas a que foi dirigida aquela epistola: “Aos eleitos que são forasteiros da Dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia” 1 Pe 1.1.

Porem, se a referencia é para algum outro escrito, não temos quase nada a acrescentar.

No primeiro versículo de 2 Pedro, Pedro escreve:

“aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo” (1.1).

Falta-nos informações que nos permitam identificar aqueles a qual o autor queria alcançar. Provavelmente Pedro estava escrevendo para toda a igreja em geral.

Hale e Green não tratam o assunto com clareza.

Local e Data

A carta de 2 Pedro, não nos dá muitas evidencias que nos levem a um local específico de sua escrita. Carson trabalha com hipóteses; se realmente foi Pedro que escreveu a carta, provavelmente a carta foi escrita de Roma, lugar onde Pedro passou seus últimos dias. Defensores deste ponto de vista indicam que o escritor apresenta o seu relacionamento com Paulo, pois ambos estiveram juntos em Roma durante o reinado de Nero. Já Hale acredita que Pedro chegou em Roma somente após o martírio de Paulo. Hale escreve:

pode-se afirmar que Pedro escreveu esta Segunda Epístola de Pedro em Roma. Devido à falta de informação mais precisa, a data pode ser colocada entre 65-68 d.C.”

Carson acredita que se realmente Pedro escreveu a carta, então a data tem que ser antes de sua morte, dificilmente depois de 68 d.C. Aparentemente a carta não foi escrita muito antes de Pedro morrer.

Caso a carta seja uma pseudepígrafe, ela pode ter sido escrita depois de sua morte. Estudiosos acreditam que a carta foi escrita no II século. A carta foi escrita entes de 150 d.C., pois foi usada pelo autor do livro “Apocalipse de Pedro”.

Canonicidade

A aceitação de 2 Pedro no cânon foi muito dura e demorada. O seu conteúdo e a dúvida da autoria de Pedro levaram a igreja a demorar a aceita-la. Carson cita Eusébio, o qual aceita 1 Pedro mas não 2 Pedro. Eusébio mesmo não aceitando a segunda carta de Pedro, a considera muito útil. Jerônimo diz que Pedro “escreveu duas epistolas que são chamadas gerais, das quais a segunda, devido as suas diferenças com a primeira em termos de estilo, por muitos não é considerada obra do apostolo” (De vir. Ill.i).

2 Pedro conquistou seu espaço e após a morte de Atanásio foi aceita de modo geral.

Motivo e Propósito

Hale considera que os capítulos dois e três de 2 Pedro foi escrito com o propósito de advertir os leitores contra as heresias feitas pelos falsos mestres. Estudiosos consideram essas heresias é a do gnosticismo. Estas heresias se formaram para tentar estabelecer uma aristocra­cia do conhecimento na religião, fazendo com isso que as pessoas começassem rejeitar o princípio cristão.

Para Carson, os ensinamentos de Pedro são respeitáveis, e estão em harmonia com que outros mestres cristãos disseram. Pedro deixa claro que na igreja não há lugar para aqueles que não desejam aumentar seu conhecimento em Cristo. A carta em geral é um lembrete para os novos convertidos.

Teologia

Nenhum dos autores pesquisados tratam especificamente da teologia empregada no livro de 2 Pedro. A única citação é a que Hale coloca, mas sem muito destaque é a palavra chave “conhecimento” .

Na internet encontramos uma citação sobre sua teologia:

“A segunda carta de Pedro é uma mensagem de esperança, que nos à consciência de que podemos nos levantar após uma brusca queda, ocasionada pela nossa imprudência e cegueira em relação às coisas de Deus”.

Conclusão

Concluímos que a carta de 2 Pedro foi realmente escrita por Pedro, em Roma. 2 Pedro obteve dificilmente sua entrada no Canon, mas através dos anos sua aceitação foi convincente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário