segunda-feira, 6 de abril de 2009

Vinho Novo em Odres Velhos

Lc 5.36 - 39
Também lhes disse um parábula: Ninguém tira um pedaço de veste nova e põe em veste velha; pois rasgará a nova, e o remendo da nova não se ajustará à velha
37 E ninguem põe vinho novo em odres velhos, pois o vinho novo romperá os odres; entorna-se-á o vinho, e os odres se estragarão;
38 Pelo contrário, vinho novodeve ser posto em odres novos e ambos se conservam;
39 E ninguém, tendo bebido o vinho velho, prefere o novo; porque diz: O velho é exelente.
Quando Jesus narrou essa parábola, Ele estava falando que viria um Tempo Novo e que as tradições judaicas os impediriam de receber o mover de Deus. Os judeus achavam que somente o que eles faziam era de Deus, deixavam as suas crenças domina-los e isso só os afastavam de Deus.Quando eles viam Jesus curar no sábado, tocar em um leproso ou até mesmo em um morto todos achavam isso um absurdo, porque as suas estruturas religiosa os impediam de compreender os ensinamntos de Jesus.

A lei para eles naquela época era tudo para eles, ter nascido judeu então era ua honra e esperavam que o Messias, fosse um guerreiro, um lider tanto político como espiritual, que lutase a favor de Israel com todas as forças, mas quando via Jesus contraria-los, fazendo coisas que eles náo aceitavam, que ia contra a Lei, procuravam mata-lo.

Quando Jesus fala Vinho Novo, Ele está se referindo a um novo tempo, o tempo da ´´ Graça`` e os Odres Velhos a ``Lei`` que eram os próprios judeus, e que eles tanto se orgulhavam.

Hoje Jesus continua querendo transformar Odres Velhos, em novos, o que acontece é que muitos ainda não querem aceitar, assim como os judeus naquela época.

Paqra que aja uma transformação na vida, no caráter, a pessoa tem que aceitar o Novo Vinho `` Jesus ´´.

Muitos Odres ``pessoas´´ não aceitam, pois são orgulhosos, vivem em uma cultura onde adoram idolos, achando que a salvação, as bençãos vem deles.

Jesus esta disposto a transformar Odres Velhos em Odres Novos, para poderem receber o Vinho Novo, que só Ele é capaz de nos oferecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário