quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Missão Integral da Igreja – Reflexões Contemporâneas




Missão Integral da Igreja


Cícero Manoel Ferreira é diretor da Escola Internacional de Missões Betânia de Curitiba, Paraná, e Secretário Nacional de Comunicação da Missão Evangélica Betânia. Trabalha com apoio a pastores e entre suas publicações estão os títulos Lideranças Emergentes no contexto latino-americano, Seguindo o modelo do mestre e Liderança Exemplar. Mestre em Teologia Pastoral (Faculdade Sul Americana, Londrina, Paraná). Bacharelado em Teologia pela Faculdade de Teologia Avançada - São Paulo. Seminário Teológico Betânia de Belo Horizonte.


Logo na introdução de seu livro, Cícero Bezerra diz que nossa vida tem que andar junto com que pregamos e falamos aos outros. Seu pensamento está em que o “mundo” esta falando e até mesmo vendo em nós. Sua idéia é fazer com que nós “igreja” venhamos refletir a respeito do bem-estar do ser humano. Esta é, e sempre será uma responsabilidade da igreja. Para Cícero Bezerra, nossa fé não ficará escondida ao lermos este livro, pois seremos impactados a fazermos algo em ajuda a alguém ou a uma comunidade, o que nos fará a produzir frutos se colocarmos a “mão na massa”.


A frase que Cícero Bezerra gosta de destacar em seu livro é “O Evangelho todo, para todo o ser humano a todo tempo” e destaca ainda René Padilha: “Teologia sem missão é especulação”.


Muitas são as áreas de influencia da igreja, entre elas é destacado a educação, o trabalho, a família, a igreja, a saúde, o testemunho, etc.


Cícero Bezerra ainda diz de duas marcas que distinguem a “verdadeira” igreja de Cristo. A igreja deve levar as pessoas a salvação através de Cristo e deve ser guardiã da Palavra de Deus. Muitas igrejas até dizem que fazem isso, mas fica só na teoria, pois, na pratica estão morrendo não conseguindo mais levar as pessoas a Cristo. Cícero lembra que o Evangelho é de Deus e tem em si uma essência. Essa essência é Jesus que devemos imitar.


Se tratando de missão integral, podemos ver dois extremos. O extremos de igrejas que se restringem em questões espirituais e o outro que apenas pratica o evangelho social. Para Cícero, os dois extremos estão errados. É preciso que haja um equilíbrio. Ter apenas um alvo se tratando de igreja é muito complicado.


Para Cícero Bezerra, a igreja brasileira tem um grande potencial para ajudar na transformação do país, mas essa ajuda não pode ficar apenas em distribuições de alimentos, roupas ou medicamentos, mas sim se preocupar com questões sociais como saneamento básico ou transporte. É assim que a missão integral se desenvolve. Creio que a igreja pode sim fazer para que as questões sociais de nossa comunidade melhore, mas muitas coisas não dependem de nós, mas sim das autoridades políticas, com isso a igreja se encontra de mãos atadas. Muitas coisas envolvem interesse político. Até mesmo igrejas fazem algo pensando em benefícios próprios, como por exemplo, colocar um pastor como vereador para que a igreja venha conseguir benefícios perante a cidade, etc.


Jesus é a nossa referencia de pastor, um líder político, que conseguiu em seu tempo praticar e viver missão integral, sem buscar benefícios próprios. Seus conceitos quebram todas as barreiras religiosas e sociológicas de seu tempo. Ele não se importa de mesmo sendo um líder, de lavar os pés dos discípulos. Cícero diz que Ele era um Líder-servo. A proposta que Cícero Bezerra traz é que a igreja, começando com seus lideres devem fazer como Jesus, que não se importava de estar com os menos necessitados, dando amor e assistências a elas, fosse na área que precisasse. Jesus faz seu papel de bom pastor, Ele cuida, protege, apascenta e dá sua vida pelas ovelhas. Para Cícero Bezerra o modelo de Jesus é o ideal para todos as pessoas. \ele diz que Jesus foi um grande líder, tinha em vista treinar e capacitar pessoas para que houvesse continuação desta obra quando Ele fosse para o Pai. Sem dúvida, Jesus é e sempre será um grande líder-servo que devemos imitar. Sua obra era perfeita, seu cuidado com o próximo era algo muito importante feito por Ele.


Logo após Cícero Bezerra aborda sobre a Missão Integral e os pobres. Após nos apresentar alguns dados importantes sobre o contexto da América, Cícero diz que não podemos negligenciar os problemas vividos por este continente. Alguns problemas são: comida, roupas, água, mas o principal é a salvação.


É incrível os relatos que Cícero Bezerra apresenta no livro a respeito da pobreza na América Latina, principalmente aqui no Brasil. Realmente estamos longe de ser um país onde as pessoas possam ter condições dignas para viver. Ele relata que no Brasil muitas famílias vivem com a renda percapta menor que em Burkina Fasso, um dos paises mais pobres da África, isso porque existem muitos interesses políticos envolvidos neste meio.


Cícero gosta de destacar muitos dados, porcentagens a respeito da pobreza, tanto do Brasil quanto de todo globo terrestre.


Uma das alternativas dadas por Cícero para a diminuição da pobreza é através da educação. As probabilidades, segundo ele, de uma pessoa sem estudo de ser pobre é de 75%. A Palavra de Deus deve servir de guia e orientação para a sociedade. A partir disso o Evangelho chega ate todos como uma solução humana.


Na igreja há alguns princípios que devem ser considerados para a atuação com os pobres, são eles: o principio da mutualidade e o principio da igualdade.


Cícero diz que a missão integral deve começar em casa. A família deve ser a primeira a ser tratada, para que haja sucesso na evangelização. As famílias de lideres precisam ser pastoreadas, aconselhadas por pessoas capacitadas. A família e a igreja são lugares de formação humana, por isso é preciso que haja credibilidade nesses lugares, para que haja um equilíbrio na vida das pessoas.


No livro Cícero Bezerra aborda vários pontos, em nível mundial na missão integral. Alguns deles são a violência, a pobreza, a educação, a igreja, a família, e destaca algumas possíveis soluções que podem ser feitas. Sem duvida a igreja pode e deve fazer algo para que o contexto critico mude para melhor. Mas para isso é importante que tenham pessoas capacitadas para fazer com que os cristãos venham colocar a mão na massa. È muito importante que haja a capacitação de lideres.


Para mim, talvez o único momento que Cícero não é claro é quando ele fala sobre igrejas pentecostais. Aparentemente ele não concorda com as tais. Não entendi ele querer falar de doutrinas destas igrejas se o assunto principal do livro é Missão Integral. Mas isso é o que menos importa. O importante é que o livro nos traz vários dados a respeito da sociedade onde precisamos evangelizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário