quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Onipotencia de Deus

cruzsss

 

Introdução

Deus é um Ser completo. Nele não há sombra de variação porque Ele é perfeito. Seu poder é tão grande que do nada Ele fez tudo o que existe e ainda governa tudo sem ao menos cansar. O seu poder não tem fim, nem mesmo diminui com o passar do tempo.

Há muitas coisas que para nós humanos é impossível realizar, muitas vezes não vemos saída ou solução para tal problema. Mas basta entregarmos para Deus para vermos as soluções aparecerem. “Acaso para Deus há coisa demasiadamente difícil?” O poder que Deus tem em resolver um problemão é o mesmo que Ele tem em resolver um probleminha.

Uma vez falou Deus, duas vezes ouvi isto: Que o poder pertence a Deus” Sl 62.11

Muitos tem sido as colocações dos atributos de Deus, Neste trabalho iremos abordar alguns pontos sobre a onipotência de Deus.

Atributos de Deus

Como sabemos, Deus é um ser supremo e único, criador e sustentador de tudo o que existe, e nós como sua criatura não temos o poder de penetrar em sua existência e descobrir tudo sobre ele. O finito não pode compreender o Infinito. Foi o que Paulo declarou em Romanos 11.33-36:

“Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!”.

O pouco que podemos descobrir sobre Ele, é o que chamamos de “ATRIBUTOS DE DEUS”.

Atributos são qualidades, virtudes que uma pessoa ou um ser é capaz de ter.[1] Não podemos de maneira nenhuma confundir os atributos de Deus com sua espiritualidade.[2] Conhecendo os atributos de Deus saberemos um pouco quem Ele é, Seu caráter, pensamentos e vontades. Muitos Teólogos tem se divergido para classificar os atributos de Deus. Uns os classificam como Atributos Relativos e Atributos Absolutos, este insere atributos como: auto-existência, eternidade, etc. A outra insere atributos como onipresença, onipotência, etc. Outros teólogos classificam como atributos Comunicáveis e atributos Incomunicáveis. Os Comunicáveis são aqueles as quais o espírito humano tenha alguma analogia, como poder, bondade, perdão, já os Incomunicáveis são aqueles nada análogos ao espírito humano, como imensidade, simplicidade, etc.[3]

Dentre vários atributos existentes em Deus, iremos nos aprofundar no atributo Onipotência de Deus.

Onipotência de Deus

A Onipotência de Deus está relacionada com a sua Soberania. Esses dois atributos precisam andar juntos, pois, para que Deus reine soberano, é preciso que Ele tenha todo o poder. “A palavra onipotência de vem dois termos latinos, ‘imni’, ’todo’, e ‘potens’, ‘poderoso’, significando portanto ‘todo-poderoso”[4]. O significado da palavra onipotência é segundo Tozer “possuidor de todo o poder”[5], e sinônimo de Todo-Poderoso, que encontramos cinqüenta e seis vezes na Bíblia.

Nenhum outro ser é capaz de ter o poder que Deus tem. Em Rm 1.20, o apostolo Paulo escreve que a natureza declara o poder de Deus, esse poder mencionado por Paulo esta vinculado ao ato criador de Deus, contudo podemos afirmar que o poder de Deus, o Todo-Poderoso não tem fim. Ele é a fonte de todo o poder existente no universo. Seu poder é capaz de fazer com que seus pensamentos e idéias venham a se tornar real, não importa em que área seja.[6]

Basta fecharmos os olhos, e vermos uma escuridão sem fim, para poder imaginar como era o cosmos antes da criação. A Bíblia relata em Gn 1.1 que ”No principio criou Deus os céus e a Terra.” Do nada Deus fez tudo, apenas com sua palavra de poder, sem tocar, apenas ordenando através de sua voz. Em Hebreus 1.3 diz: “... sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder...”.[7] Alem de criador Deus também é sustentador do universo, seu poder é capaz de sustentar desde um inseto á uma baleia no mar, plantas e nós humanos.

O poder existente em Deus, faz com que ele não se canse para nada. É capaz de fazer algo difícil da mesma maneira que faz algo simples. Seu poder não tem começo, meio e fim, assim como sua existência. O poder de Deus é eterno porque não sabemos nada do seu começo e nem temos idéia de seu fim.[8]

 

Poder absoluto de Deus

Podemos descrever o poder absoluto de Deus usando como exemplo o versículo 3.9 de Mateus “e não comeceis a dizer entre vos mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão.” O poder Absoluto é capaz de fazer com que isso aconteça, mas Deus não ira fazer. Heber Campos cita Charock para descreve-lo: “é aquele poder por meio a qual Deus pode fazer o que não vai fazer, mas que é possível ser feito.”[9] Deus tem poder para fazer tudo aquilo que, em sua perfeita sabedoria e vontade, Ele deseja fazer. Porem no poder Absoluto isso não significa que Deus ira fazer literalmente tudo. Deus nunca ira contra sua palavra, Ele não pode pecar, não pode mentir, não pode negar sua natureza ou negar as exigências de seu caráter Santo.

Deus com seu poder criou tudo perfeito. Aquilo que venha ser contraditório a natureza Deus não ira fazer. Deus não ira fazer um homem irracional, um espírito material, entre outras coisas, por mais que Ele tenha poder para fazer. Zacarias diz o seguinte:

“... não há limites ao poder de Deus para executar a Sua vontade. Mas a sua vontade esta sempre de acordo com a Sua natureza e com os seus propósitos eternos. Por isso, aquilo que é contrario a Sua natureza Ele não faz. Por exemplo, Ele não pode negar-se a si mesmo (2 Tm 2.13), não pode mentir (Hb 6.18), ou praticar o pecado (Tg 1.13).”[10]

Enfim, poder Absoluto é o poder que Deus tem de fazer tudo o que deseja, inclusive aquilo que Ele nunca irá fazer.

Poder Ordenado de Deus

Poder ordenado é o poder que Deus tem de decretar o que tem que ser feito. Tudo o que Deus decretou ira acontecer pela força de seu poder.

Heber Campos cita Charnock dizendo: “é aquele poder por meio do qual Deus faz o que tem decretado fazer, a saber, o que ele tem ordenado ou disposto que se faça”.[11]

Heber campos ainda nos da um exemplo de poder absoluto e ordenado usando o texto de Mt 26.53-54:

“Acaso pensas que não posso rogar ao meu Pai, e ele me mandaria nesse momento mais de doze legiões de anjos? [Este é o poder Absoluto] Como, pois, se cumpririam as escrituras, segundo as quais assim deve suceder? [Este é o poder ordenado”}[12]

Alguns exemplos de Poder ordenado de Deus é: Deus não pode morrer porque Ele é vida! Deus não pode ser enganado porque não é ignorante! Deus não pode mentir porque Ele é verdadeiro! Assim também não pode enganar, Deus não pode ser infiel porque se fosse negaria a si mesmo. Deus não pode ser tentado.[13] Enfim, existem muitos outros a serem destacados.

Poder Essencial e Inerente em Deus

O poder de Deus é próprio Dele, faz parte de sua natureza, ele não pode ser separado de seu poder. Seu poder não diminui e nunca ira acabar, Deus sempre continuará sendo o Todo-Poderoso.

Heber Campos diz:

“Os governantes humanos recebem seu poder e a sua autoridade do povo ou daqueles que os colocam no poder. A autoridade não é da pessoa de um presidente da republica, mas do cargo. Quando ele termina seu mandato, terminam sua autoridade e o seu poder, porque ambas as coisas lhe foram delegadas temporariamente.

Com Deus é absolutamente diferente. O seu poder e a sua autoridade vem da sua própria natureza divina.”[14]

O poder de Deus não é como o poder dos homens. Ele não recebe de ninguém o poder para fazer algo, pelo contrario, é Ele quem distribui os poderes para que em tempos esses poderes serem repassados a novas pessoas.

Deus não precisa que ninguém o dê poder ou mais poder. Ele não pode receber poder de ninguém, pelo contrário, é Ele que distribui o poder da maneira que Ele quer.

Poder manifesto em Jesus Cristo

Na vida de Jesus podemos encontrar várias manifestações do poder de Deus. A começar pelo nascimento de Cristo, que foi uma manifestação de poder de Deus pelo Espírito Santo.

Em sua vida ministerial Jesus realizou vários milagres, sinais e maravilhas. Em Lc 8.43-48, vemos Jesus sendo tocado por uma mulher que há doze anos sofria de uma hemorragia, e ao se aproximar de Jesus e toca-lo Jesus na mesma hora diz: “alguem me tocou, porque senti que de mim saiu poder” O poder de Deus em Jesus curou aquela mulher.

Os sinais de Jesus não foram apenas curas, Ele ando sobre as águas, alimentou multidões com apenas cinco pães e dois peixinhos, enfrentou e venceu a satanás, desafiou a morte ressuscitando mortos, por algumas vezes Jesus repreende a natureza, transformou água em vinho, enfim, muitos sinais de poder Jesus realizou enquanto aqui na terra enviado pelo Pai.

Ao analisarmos o Evangelho de João 1.1-2 podemos também ver que Jesus estava com o Pai na criação do universo, com isso Ele tinha (e tem), o poder de criar, formar e governar com o Pai.

 

Conclusão

O universo e tudo o que nele há, inclusive o homem, esta sujeito a onipotência de Deus. Seus pensamentos e vontades são reais em nossas vidas.

“O Senhor fez a terra pelo seu poder; estabeleceu o mundo por sua sabedoria e com sua inteligência estendeu os céus.” Jr 10.12.

Seu poder é fato, pois existimos e vivemos pelo Seu poder.

 

Bibliografia

CAMPOS, Heber Carlos. O Ser de Deus e os Seus Atibutos. 2ª edição. São Paulo: Cultura Cristã, 2002.

GRUDEN, Wayne. Manual de Teologia Sistemática. 2ª edição. São Paulo: Vida. 2001.

SEVERA, Zacarias A. Manual de Teologia Sistemática. 1ª edição. Curitiba-PR: AD Santos, 1999.

2 comentários:

  1. Respeito sua opinião, mas te farei uma pergunta:
    Se DEUS é realmente onipotente seria Ele capaz de criar uma pedra q ninguém(NEM ELE MESMO) conseguiria mover?
    1-se Ele criasse a pedra Ele não seria mais onipotente pois não conseguiria mover a pedra
    2-e se Ele não criasse a pedra não seria mais onipotente pois não consegue criar a pedra
    OBS:Não estou negando a existência e a benevolência de DEUS e sim sua onipotência.
    Pense a respeito!!!
    FUI!

    ResponderExcluir
  2. Sendo ONIPOTENTE, Deus, por definição, pode TU -DO, inclusive o que para nós é IMPOSSÍVEL, por meios, modos e caminhos que nós desconhecemos. Por isso, devemos ter fé e confiança absolutas no Seu PODER de fazer e no Seu AMOR por nós para realizar maravilhas em nosso benefício.

    ResponderExcluir